A Viagem de Chihiro | Crítica

ed0f84cdd6c344f929d5415492438b1a

A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi, 2001) é uma animação japonesa do mestre Hayao Miyazaki de outros longas como Meu Amigo Totoro (1988) e Ponyo (2008). Também famoso mundialmente pelo título Spirited Away, o filme tem grandes premiações no curriculum como o Oscar de Animação 2003 e Urso de Ouro no Festival de Berlim 2002. Merecido reconhecimento ao Studio Ghibli.

A Viagem de Chihiro[08-45-51]

Chihiro é uma mimada criança que está se mudando para outra cidade contra sua vontade. Durante o trajeto seu pai erra o caminho e eles chegam num vilarejo aparentemente abandonado e vão explorar o local contra a vontade da menina ranzinza que sente falta da vida antiga e que está morrendo de medo. Eles se deparam com um farto banquete e fica difícil de resistir na medida em que sentem muita fome, e após atacarem a comida seus pais são transformados em porcos! Cabe então a Chihiro buscar uma solução para essa situação bizarra enquanto luta pela própria adaptação nesse novo e fantástico local.

chihiro

Sem ser moralista, o filme impõe lições básicas fundamentais com críticas certeiras, mesmo pegando leve. Chihiro não se corrompe na sua jornada, não que tenha sido fortemente testada, mas sim porque é uma criança que apesar de chatinha tem uma noção clara do que ela realmente precisa, e mesmo tendo seu nome quase roubado é uma criança determinada. Consumismo e adoração ao bem material também estão presentes nesse contexto.

Como fantasia a animação também se destaca. A fotografia é um deleite e os cenários são ricos e cheios de sutilezas ao mesmo tempo. Efeitos simples como um vento batendo no rosto ou um reflexo no retrovisor são complementados pela linda trilha sonora (Joe Hisaishi) que é sentimental mas não forçada. O roteiro escorrega apenas no desfecho do personagem Hako, não por ser ruim mas por ficar a sensação de que ele merecia aparecer mais um pouco.

86acff863859ca0011a0f65b8f003273

A Viagem de Chihiro merece ser visto e quem é fã de desenhos vai curtir, assim como a criançada e os pais. É uma boa alternativa a quem busca uma boa história além das animações americanas que buscam a perfeição estética, e também aos desenhos japoneses do estilo Naruto ou Pokémon.

Nota: 10 – Excelente!

Sen to Chihiro no Kamikakushi, 2001

Direção/Roteiro: Hayao Miyazaki

Japão

Curta e siga nossas páginas nas redes sociais!

new-facebook-logo-64x64 gplus-64 twitter

 

Deixe um comentário